Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
GEO 601 – Teorias da Geografia – Período de oferecimento: I (4 créditos/60 horas)
Ementa: A geografia na razão iluminista e no movimento romântico; Os fundamentos filosóficos e científicos da Geografia moderna: Kant e o racionalismo científico: O evolucionismo, neolamarckismo, neokantismo e historicismo; Os métodos científicos e a Geografia: método hipotético-dedutivo e neopositivismo, dialética e fenomenologia: Correntes de pensamento: positivismo-historicista, marxismo e hermenêutica; Conceitos: paisagem, meio, região, território, espaço, lugar; Modernidade, globalização, movimentos identitários.
GEO 602 – Organização do Trabalho Científico – Período de oferecimento: I (2 créditos/30 horas)
Ementa: Metodologia do trabalho científico em Geografia. Técnicas de Pesquisa. Trabalhos científicos e publicações científicas: concepções, etapas e normas para elaboração. Ética na prática científica. Seminários de projetos de pesquisa.
GEO 603 – Território e sociedade: produção, apropriação e reestruturação – Linha 2 – Produções e Apropriações do Território – Período de oferecimento: II (4 créditos/60 horas)
Ementa: O território em perspectiva: natureza, apropriação e valorização do espaço. Produção do território e modalidades de apropriação. Especificidades e particularidades da formação territorial sob a condição periférica: Estado e processos de modernização, redes e formas de inserção na economia-mundo. Crise, acumulação espoliativa e reestruturações urbano-regionais.
GEO 604 – Epistemologia Socioambiental – Linha 1 – Questões socioambientais e dimensões da natureza – Período de oferecimento: II (4 créditos/60 horas)Programa Analitico-Pesquisa
Ementa: Fundamentos sobre o conceito de sustentabilidade socioambiental. Elementos, fatores, causas e consequências da Problemática Socioambiental. Complexidade socioambiental à luz da problematização das contradições entre o paradigma capitalista de produção, a regulação. Limites dos ecossistemas antropizados e “naturais”. Fundamentos da epistemologia socioambiental com o ensino de Geografia numa perspectiva multi/trans/interdisciplinar.
GEO 797 – Seminário de Dissertação – Período de oferecimento: I e II (1 crédito/15 horas)
Ementa: Discussão e troca de experiências dos alunos de pós-graduação, Participação de Seminários de pesquisadores convidados, Apresentação da Pesquisa de mestrado.
GEO 798 – Qualificação da Dissertação – Período de oferecimento: I e II (1 crédito/15 horas)
Ementa: Pesquisa e Redação de Capítulo da Dissertação. Discussão e Troca de Experiências em Eventos Científicos. Participação em Bancas de Qualificação e Defesa de Dissertação. Apresentação da Qualificação da Dissertação
GEO 799 – Pesquisa – Período de oferecimento: I e II
Ementa: O objetivo desta disciplina, de caráter prático, é possibilitar ao estudante planejar e desenvolver, sob orientação, o seu trabalho de pesquisa, bem como de elaboração de sua dissertação.
Disciplinas Optativas
GEO 618 – Planejamento e Gestão da Paisagem (4 créditos/60 horas)
Ementa: Estudo do planejamento e gestão no Brasil. Principais atores envolvidos: Estado, Organizações Não Governamentais – ONGs, movimentos populares e empresas. A noção de paisagem na geografia. Instrumentos legais de gestão ambiental da paisagem: ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico), Zoneamento Ambiental, Plano de Manejo, Plano Diretor Municipal, Plano de Recursos Hídricos, Plano de Saneamento, outros; O processo de licenciamento ambiental no Brasil e sua relação com a gestão ambiental da paisagem.
GEO 620 – Políticas Públicas e Gestão de Serviços de Saneamento no Território Brasileiro – Linha 1 – Questões socioambientais e dimensões da natureza – Período de oferecimento: I, II e III (4 créditos/60 horas)
Ementa: Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. Requisitos e Padrões de Qualidade de Águas de Abastecimento e de Residuárias. Amostragem e Procedimentos Analíticos. Estimativas de Consumo de Águas de Abastecimento e de Geração de Efluentes. Gestão da Prestação dos Serviços. Tecnologias de Tratamento de Águas de Abastecimento. Impacto do Lançamento de Efluentes em Cursos D ́água. Tecnologias de Tratamento de Águas Residuárias. Conservação e Reúso das Águas. Projetos Sustentáveis e Alternativas Tecnológicas Aplicadas a Gestão das Águas.
GEO 630 – Planejamento e Controle Ambiental – Linha 1 – Questões socioambientais e dimensões da natureza – Período de oferecimento: I, II e III (4 créditos/60 horas)
Ementa: Sistemas de Gestão e Certificação Ambiental. Aspectos Técnicos dos Processos Produtivos e o Controle da Poluição Hídrica, Atmosférica e dos Resíduos. Sólidos nas Tipologias Agroindustriais.
GEO 640 – Gestão Sustentável e Tecnologias de Tratamento de Águas – Linha 1 – Questões socioambientais e dimensões da natureza – Período de oferecimento: I, II e III (4 créditos/60 horas)
Ementa: Requisitos e Padrões de Qualidade de Águas de Abastecimento e de Residuárias. Amostragem e Procedimentos Analíticos
Estimativas de Consumo de Águas de Abastecimento e de Geração de Efluentes. Gestão da Prestação dos Serviços. Tecnologias de Tratamento de Águas de Abastecimento. Impacto do Lançamento de Efluentes em Cursos D’água. Tecnologias de Tratamento de Águas Residuárias.
GEO 641 – Geografia Histórica da Zona da Mata (4 créditos/60 horas)
Ementa: Geografia e História: intercâmbios e identidades. A problemática espaço-tempo e o espaço tempo da Zona da Mata. A construção social da região da Zona da Mata: fato ou ficção política? Processo de ocupação da região e implicações sócio-espaciais. A formação da rede urbana e seus rebatimentos territoriais. Os conflitos de poder e territorialidades na Zona da Mata.
GEO 642 – Produção do Espaço Urbano nas Cidades Brasileiras (4 créditos/60 horas)
Ementa: A Cidade e o Urbano: notas para uma distinção do fenômeno urbano; O Povo e a Cidade: os conflitos históricos de poder frente ao processo histórico de produção do urbano; As Cidades e as Redes: conexões, intercâmbios e trocas na cidade contemporânea; A questão Urbana e ambiental na Cidade; Temas sobre a Cidade e o Urbano no Brasil.
GEO 701 – Geografia Histórica das Cidades e Território (4 créditos/60 horas)
Ementa: Geografia e História: intercâmbios e identidades; A incorporação do tempo na análise geográfica: o Tempo nas diversas escolas da Geografia; a problemática espaço-tempo e o espaço tempo no campo da Geografia Histórica; Tempo e espaço ou período, evento e lugar. A geografia histórica: escolas principais. Como estudar o passado na geografia: questões metodológicas. A geografia histórica no Brasil.
GEO 711 – Climatologia Aplicada (4 créditos/60 horas)
Ementa: Balanço de Radiação solar. Modificações na superfície provocadas pelo processo de urbanização e suas interações, com a atmosfera. Técnicas e métodos em trabalhos de campo. Equipamentos meteorológicos e estratégias de elaboração em registros de dados experimentais. Dinâmica atmosférica. Técnicas estatísticas e representações cartográficas na análise climatológica. O Campo termohigrométrico e sua relação com os fatores geoecológicos. O clima no planejamento. Estudos de caso.
GEO 712 – Geocartografia e Sistema de Informações Geográficas (4 créditos/60 horas)
Ementa: Conceitos fundamentais de Cartografia Sistemática, de Cartografia Temática e de Cartografia Analítica. Desenvolvimento de técnicas cartográficas, manipulação de projeções, escala, interpretação planimétrica e altimétrica de uma carta topográfica. Desenvolvimento de técnicas de levantamento, análise, síntese e representação cartográfica de informações temáticas, por procedimentos convencionais e digitais. Principais conceitos e as funções básicas de um SIG na análise espacial. Das Escalas Espaciais aos Sistemas de Informações Geográficas, SIG Estruturas Básicas e Organização, Técnicas de mapeamento por Computador. Uso de softwares específicos e aplicações.
GEO 731 – Geopolítica e Escalas do Capitalismo Contemporâneo (4 créditos/60 horas)
Ementa: O modo de produção capitalista: conceitos preliminares. A geopolítica na perspectiva da economia política radical. O capitalismo contemporâneo: fordismo e pós-fordismo. A estruturação escalar da geografia política e econômica do capitalismo sob égide neoliberal. Neoliberalismo e desenvolvimento geográfico desigual: o urbano, regional, nacional e global.
GEO 732 – Paisagens Culturais, Patrimônio e Gestão do Território (4 créditos/60 horas)
Ementa: Usos da memória, produção de narrativas e estratégias de consagração nas políticas públicas de construção, preservação, conservação e salvaguarda do patrimônio histórico urbano material e imaterial e de paisagens culturais; Gestão do território na modernidade tardia; Participação do movimento social e das comunidades locais nas políticas públicas de patrimônio como instrumento para a gestão do território; Projetos de revalorização, requalificação e ressignificação de antigos centros urbanos; Políticas de preservação integrando o patrimônio natural e o patrimônio material e imaterial urbano.
GEO 733 – Produção do Espaço Capitalista, Movimentos Socioterritoriais e Questão Agrária (4 créditos/60 horas)
Ementa: Instrumentos teóricos e metodológicos para a análise dos processos históricos, econômicos, políticos e sociais da sociedade capitalista. Formação dos movimentos socioterritoriais. Questão Agrária e reforma agrária.
GEO 734 – Produção Capitalista e Movimentos Sociais (4 créditos/60 horas)
Ementa: Produção do espaço, território e reestruturação do capital. Processos desiguais de produção e apropriação dos territórios – cidade e campo: pobreza e lutas sociais. Movimentos Sociais clássicos e contemporâneos.
GEO 741 – Espaço urbano-regional: Teorias e Reflexões (2 créditos/30 horas)
Ementa: Globalização e cidades; as cidades nas regiões; relações cidade-campo; reflexões teórico-metodológicas sobre cidades médias e pequenas cidades/cidades locais; papéis recentes das cidades médias na rede urbana; novo Brasil urbano: significados, tendências e perspectivas das cidades médias e pequenas cidades.
GEO 751 – Paisagem e Incêndios Florestais (4 créditos/60 horas)
Ementa: Fogo: conceitos básicos. Fatores que controlam o comportamento do fogo a nível de paisagem: relevo, clima e vegetação. Modificação da paisagem e riscos de incêndios florestais: homogeneização, interface urbano-rural, interferências antrópicas. Determinação espaço-temporal do risco de incêndios em vegetação. Ecologia do fogo: Interferência do fogo na dinâmica sucessional florestal. Interferência do fogo na mesofauna terrestre.
GEO 752 – Paisagens Tropicais e Subtropicais: gênese e dinâmica (4 créditos/60 horas)
Ementa: A evolução do relevo brasileiro e as principais teorias geomorfológicas. A abordagem sistêmica enquanto recurso teórico-metodológico para o estudo da dinâmica e evolução da paisagem. Análise dos processos intempéricos no meio tropical e subtropical e os produtos de alteração. A neotectônica e sua influência na evolução das paisagens. Análise integrada da inserção da dinâmica evolutiva no estudo da paisagem. As dinâmicas da sociedade e as modificações na paisagem.
GEO 776 – Estágio em Ensino I (1 crédito/15 horas)
Ementa: Esta disciplina propõe-se a fornecer a estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas a nível de graduação do Departamento de Geografia, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação.
GEO 777 – Estágio em Ensino II (2 créditos/30 horas)
Ementa: Esta disciplina propõe-se a fornecer a estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas a nível de graduação do Departamento de Geografia, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação.
GEO 790 – Tópicos Especiais I (1 crédito/15 horas)
Ementa: Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFV.
GEO 791 – Tópicos Especiais II (2 créditos/30 horas)
Ementa: Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFV.